GALERINHA INFANTIL

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Gibão batizado de Skywalker ganha status de nova espécie

Cientistas classificaram como uma nova espécie um primata que vive em florestas do sudoeste da China.
O gibão vinha sendo estudado há alguns anos, mas novas pesquisas confirmaram que ele é diferente de todas as outras espécies conhecidas.
Ele foi batizado de gibão hoolock Skywalker porque o nome chinês do animal significa "movimento celeste", o que inspirou a homenagem ao sobrenome dos protagonistas da série de filmes Guerra nas Estrelas.
A descoberta foi publicada na revista especializada American Journal of Primatology. E os cientistas esperam que ajude a preservar os primatas e outras espécies das florestas da região.
"Muitas espécies estão desaparecendo ou foram extintas por causa da perda de habitat, a caça indiscriminada e o crescimento populacional humano", disse à BBC Sam Turvey, da Zoological Society of London, e que fez parte do estudo.
"É um privilégio, então, ver algo tão especial e raro como um gibão na copa das árvores de uma floresta tropical chinesa. Especialmente quando esses gibões são uma nova espécie que a ciência antes não reconhecia."
(...)
Os cientistas estimam que haja 200 gibões Skywalker na China - e alguns vivendo na vizinha Mianmar, embora o tamanho da população seja desconhecido. Esses primatas correm risco de extinção.
"O número baixo de espécimes e as ameaças que enfrentam nos fazem pensar que eles devam ser classificados como espécie ameaçada", afirma Turvey.
A notícia da descoberta dos gibões despertou o interesse de ninguém menos que o ator Mark Hamill, que faz o papel de Luke Skywalker na saga de Guerra nas Estrelas.
Pelo Twitter, Hamill disse estar "orgulhoso de ter um cavaleiro Jedi das selvas com seu sobrenome".
- Imagens e reportagem completa em BBC:
* Batizado em homenagem a 'Guerra nas Estrelas', gibão Skywalker ganha status de nova espécie
Cientistas que batizaram gibão são fãs de 'Guerra nas Estrelas'.
Imagem FAN PENG-FEI

Nenhum comentário :