GALERINHA INFANTIL

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Crianças e a valorização das famílias

Podemos admitir que, não há receita pronta para o tema, mas podemos, através da observação de nosso comportamento, avaliar até que ponto estamos dando a atenção necessária para os pequeninos.
As crianças são observadoras demais e, normalmente agirão, da mesma maneira que os que lidam com elas, desde a gestação.
Se demonstramos ansiedade e/ou pressa ao lidar com elas, como se precisássemos nos livrar rapidamente de tal compromisso, certamente elas assim o farão no futuro, em relação a nós.
Se reclamamos e somos impacientes com os mais idosos, elas não aprenderão a lidar e usufruir da sabedoria dos mesmos e logo agirão com descaso e desrespeito, tanto com os familiares, quanto com vizinhos e sociedade.
Nós sabemos que a vida nos torna ansiosos e apressados, mas que amamos e consideramos os mais idosos, porém, a cabecinha infantil não consegue captar nossos mais profundos sentimentos; daí a inversão de valores, que recairá sobre nossos próprios ombros.
Na convivência entre irmãos então, nem se fala nas dificuldades e indiferenças familiares, nas suas relações.  Depois que eles crescem, em incontáveis casos, se tornam distantes e indiferentes, cessando o ciclo familiar, tão sonhado em nossa juventude, antes de constituirmos uma família.
Sabemos que cada indivíduo é único em seus interesses e atitudes.  Portanto, os filhos assim o são.  A observação do que está certo e/ou errado, cabe aos responsáveis, desde que orientem de maneira segura e exemplar, a todos os comportamentos, indiscriminadamente, sem comparações entre um filho e os demais.  Nunca se esqueçam de que, "cada ser é único".
O trocar e doar, é um ensinamento que pode e deve ser disseminado em todas as famílias, já que a sociedade aguarda e não perdoa contradições.
Organização, controle, lazer e responsabilidades, são tarefas que devem ser feitas em conjunto, para serem seguidas, quando nossas mãos não mais puderem guiá-los.
Sinta-se seguro, quando sozinhos caminharem, se tudo que lhes foi ensinado, pôde ser demonstrado antes de se lançarem ao primeiro voo.
(erregege1)

Nenhum comentário :