GALERINHA INFANTIL

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Brasil é o campeão mundial em cesáreas

Há anos o Brasil vinha tentando implementar medidas para lidar com a epidemia de cesáreas que atinge o país. Em vão.
Nos últimos oito anos, as taxas desse tipo de parto nos hospitais particulares - onde o problema é mais grave - variaram apenas um ou dois pontos percentuais e ficaram em torno dos 84%.
O índice é considerado alarmante e alavanca o Brasil para o posto de país com mais cesáreas no mundo.
Mas uma iniciativa chamada Parto Adequado vem conseguindo resultados positivos. As 26 maternidades que integram o projeto conseguiram derrubar a taxa de cesárea em uma média de 24% em pouco mais de um ano.
Ou seja, se antes a cada 100 partos 21 eram normais, hoje o número saltou para 37 em pouco mais de um ano.
Alguns dos hospitais conseguiram inclusive bater a meta de 40% de partos normais. É o caso do Nipo-Brasileiro, em São Paulo, que passou de apenas 15% de partos normais para 50%.
O projeto inclui iniciativas em várias frentes, mas uma das principais mexe com um fator que até então era quase intocável: o bolso dos planos de saúde, dos médicos e dos hospitais.
A mudança na forma de remuneração está ligada a novas maneiras de organizar o trabalho médico, e assim estimular o parto normal. Isso porque o modelo brasileiro para quem tem plano de saúde é considerado insustentável, segundo especialistas.
Nele, o médico do convênio escolhido pela gestante a acompanha no pré-natal e no parto - mas o valor que ele recebe pela cesárea (que exige cerca de três horas de assistência médica) ou pelo parto vaginal (que pode chegar a 10-12 horas, dependendo do ritmo do trabalho de parto) é semelhante.
Assim, acaba não compensando para o obstetra, financeiramente falando, aguardar a evolução de um parto normal.
Tabus
Para reverter essa lógica, a ideia do Parto Adequado é trabalhar com equipes, e não com um médico específico. Assim, o médico não ganha por procedimento (no caso, o parto) e sim por turno, não importando se ele vai ficar longas horas esperando a hora de o bebê nascer.
É o que acontece no Nipo-Brasileiro, que atende basicamente pacientes por planos de saúde.
- Leia a reportagem completa em BBC:
Como maternidades brasileiras estão conseguindo reduzir taxa de cesáreas


* Mini Mosquito Lamp 
Acesse o (*) link acima, de nosso anunciante credenciado, assista ao vídeo e avalie o produto.
Combater todos os tipos de mosquitos, incluindo o da dengue, de forma totalmente silenciosa, sem provocar cheiro, sem usar nenhum produto químico e sem precisar ficar trocando refil!
Atraídos naturalmente pela luz UV-A, os mosquitos e pernilongos são sugados pelo silencioso sistema de sucção e ficam presos numa caixa coletora, onde se desidratam e morrem. E na hora de limpar, não tem complicação!
Mini Mosquto Lamp é totalmente inofensivo para sua família e animais de estimação!
Ele ainda é compacto, ultra leve e bivolt! Você pode usar um Mini Mosquito Lamp em cada cômodo da sua casa. E ainda, levar com você para mantê-lo protegido em suas viagens, à praia ou ao sítio, sem ocupar espaço na mala.
- Imagem Ilustrativa -



Nenhum comentário :